17/04/2012

Exposição Fotográfica “Lapis da memória do tempo” de Andreia Magalhães no Ciclo Cultural da UTAD

Todos nós temos lugares que nos marcam, nos definem, nos ilustram.


A exposição fotográfica de Andreia Magalhães “Lapis da memória do tempo” recupera para o seu título a palavra latina Lapis <Pedra> e retrata uma visão do Castelo Medieval de Ourém. O mesmo estava já erigido, em 1142. Atualmente é o expoente histórico-cultural máximo no percurso turístico do concelho de Ourém.
A presente exposição é constituída por 15 fotografias de tamanho A3 das fotógrafas Andreia Magalhães e Selma Preciosa.
As pedras fotografadas que compõem as paredes remanescentes do Castelo de Ourém têm muito para contar do passado e do presente.
As sete primeiras fotos são do Castelo, as quatro seguintes do Castelo enquanto palco de uma peça de Teatro Medieval, intitulada: “O que farei com este livro?” de José Saramago que retrata o regresso de Luís de Camões da Índia e as dificuldades em publicar “Os Lusíadas”. Esta peça foi levada à cena pelo Grupo de Teatro Apollo. As fotografias da exposição transmitem ao espectador a transcendência do lugar, a emoção e magia que ali são sentidas. As restantes fotos retratam uma das tradições mais antigas da lenda viva que é o monumento: a via-sacra na sexta-feira santa anterior à Páscoa.
A finalidade desta exposição é a de transmitir uma ligação da história com a realidade, elevando o pensamento até aos mais dignos valores do ser humano.
Estará patente no espaço-galeria do Ciclo Cultural da UTAD, no Complexo Pedagógico da UTAD, do dia 19 de abril ao dia 14 de maio de 2012.

Contacto: Olinda Santana – Coordenadora do Ciclo Cultural da UTAD. Departamento de Letras, Artes e Comunicação. Gabinete 2.14, Complexo Pedagógico, extensão telefónica, na UTAD: 2701, no exterior: 259350701, correio eletrónico: osantana@utad.pt.

Sem comentários: