26/03/2009

Gastronomia Tradicional no Ciclo Cultural da UTAD

“Em casa cheia, depressa se faz a ceia”
“Carne d’hoije, pan d’onte i bino d’outro anho fáien un home sano”

A gastronomia tradicional faz parte do património imaterial de um povo. Os saberes ancestrais passados de geração em geração tornaram-se rituais celebrizados afeiçoados ao ciclo temporal. No inverno, a matança do porco e a caça enche a casa transmontana; na Primavera, as flores e as plantas silvestres propiciam uma culinária fresca e perfumada; no Verão, os frutos e legumes multicolores alegram e embelezam a mesa; no Outono, as colheitas e as vindimas tornam os repastos autênticos festejos.

O Ciclo Cultural da UTAD convidou uma guardiã dos saberes gastronómicos mirandeses ‑ a Dr.ª Fernanda Chumbo ‑ gastrónoma exímia e produtora artesanal de compotas e licores, a vir fazer uma palestra sobre a “Gastronomia Tradicional da Terra de Miranda”.

Todos os seus manjares são preparados com os produtos naturais e biológicos: uns nascidos espontaneamente nos campos do Planalto, outros produzidos artesanalmente pelas mãos mirandesas.

A mencionada palestra terá lugar, no próximo dia 1 de Abril, pelas 10h, no Anfiteatro 1.14 do Complexo Pedagógico, no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD.

Se gostas de gastronomia tradicional, vem aprender a fazer a “bola doce mirandesa”, licor de medronho e compota de amora…

Texto: Olinda Santana
Foto: Bola Doce Mirandesa, por Telma Silva

Sem comentários: