19/03/2009

O etnomusicólogo, Mário Correia, no Ciclo Cultural da UTAD

Mário Correia fundador do Centro de Música Tradicional “Sons da Terra”, em Sendim e da editora e produtora musical com o mesmo nome – é, de igual modo, o mentor e organizador do “Festival Intercéltico de Sendim”, que terá a 10.ª edição no próximo início de Agosto.

É um etnomusicólogo herdeiro do corso Michel Giacometti, pois ouve como ninguém os “ritmos e as melodias ancestrais” das gentes nordestinas. Recolhe, há vários anos, os “tesouros musicais” da Terra de Miranda, registando e dando a conhecer a tradição musical oral que, sem o seu labor e empenho, se arriscava a desaparecer. Graças à sua investigação, uma parte significativa da musicologia transmontana está preservada, registada em suporte fiável e a ser divulgada.

O Centro Sons da Terra guarda um acervo apreciável de música autóctone e tradicional, sendo igualmente um centro de investigação e estudo aberto a todos aqueles que se interessam pela música tradicional.

Mário Correia estará no Ciclo Cultural da UTAD no Departamento de Letras, Artes e Comunicação, no Complexo Pedagógico, no próximo dia 31 de Março, pelas 14h e 15m, para proferir uma conferência sobre “Música Tradicional” e para inaugurar uma Exposição Fotográfica do Centro Sons da Terra sobre os “Gaiteiros da Terra de Miranda”, pelas 16h e 30m. Todos estão convidados a ouvir o etnomusicólogo, Mário Correia, e a conhecer os sons da Terra nordestina.

Olinda Santana

Sem comentários: