12/02/2010

Exposição “Ementas Durienses: um exemplo de escrita doméstica”

No próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 15h e 30m, inaugura-se na Biblioteca Municipal Padre António Maria Mourinho, em Miranda do Douro, integrada no XI Festival de Sabores Mirandeses, a exposição: “Ementas durienses: um exemplo de escrita doméstica”, comissariada por Olinda Santana.

Bola Doce Mirandesa: créditos fotográficos: Filipe Ribeiro

A referida exposição é constituída por 20 painéis ilustrativos de ementas durienses, desenhadas, pintadas e escritas à mão. As ementas de banquetes comemorativos datam dos finais do século XIX e inícios do XX. Fazem parte, ainda, da referida exposição vários cadernos de receitas, bem como receitas gastronómicas de Miranda do Douro escritas em mirandês. O objectivo desta exposição é o de mostrar a importância da recolha, da conservação e do estudo da escrita doméstica. No catálogo da exposição da autoria de Olinda Santana, é fornecida uma definição de escrita doméstica, é apresentada a estrutura das ementas e é feita uma análise das mesmas.

O evento ficará patente ao público de 12 de Fevereiro a 30 de Abril de 2010, na Biblioteca Municipal Padre António Maria Mourinho, em Miranda do Douro. No mês de Maio, a exposição “Ementas Durienses” será exibida no Ciclo Cultural da UTAD, em Vila Real, na galeria do referido Ciclo.

Sem comentários: