04/01/2011

Novidades do Ciclo Cultural da UTAD para 2011

O Ciclo Cultural da UTAD apresenta uma agenda repleta de atividades artísticas, culturais e científicas para o ano de 2011. Nos próximos meses, iremos dar continuidade ao Ciclo de Conferências e Exposições: Ciência, Cultura e Arte. Já está em preparação a 3.ª Conferência sobre História Regional Local, que contará com a presença do Dr. João Parente, do mestre Manuel Joaquim Martins de Freitas, entre outros, em data a indicar.

Disponibilizaremos diversas exposições virtuais sobre Acervos Pessoais (D.ª Irma Nunes de Sousa; António Maria Mourinho; António Pinto, Santana; José Vitorino Pinto Santana, ).

Clique no título para ler mais...

Faremos várias exposições fotográficas quer de repórteres de imagem publicamente reconhecidos (Rui Oliveira, José Paulo Santos), como de fotógrafos amadores com projeção (Paulo Vilela Azevedo, Rui Pereira).

Exibiremos exposições artesanais inspiradas no património material da região em vias de desaparecimento e recriadas com materiais naturais (pedra, madeira, entre outros) extraídos nas serras da região transmontana (Francisco Gonçalves).

Apoiaremos as atividades teatrais do TUTRA, teatro universitário da nossa Academia (encenador e diretor artístico: Pedro Guimarães).

Acompanharemos os eventos culturais realizados pela autarquia de Miranda do Douro, que no próximo ano terá um evento artístico de grande envergadura: o Encontro Internacional de Pintura, Escultura, Cerâmica e Fotografia da Associação Internacional de Artistas.
Apresentaremos palestras sobre assuntos variados.

Tal como previmos com a criação do Ciclo Cultural da UTAD, em 2008, o propulsor essencial do Ciclo é a colaboração e a participação cada vez mais significativa dos alunos e ex-alunos da UTAD na organização de eventos artísticos, científicos e culturais. É pelos alunos e com os alunos que o Ciclo faz sentido…

Uma palavra de agradecimento é devida à equipa que me acompanha há vários anos: Ana Inês Pereira, Filipe Ribeiro, Nadine Fernandes e Luciana Ribeiro, sem esquecer a nossa designer gráfica, Paula Gaspar, e a nossa fotógrafa de estimação, Isabel Sequeira, a todos o meu sentido bem-haja, por me acompanharem nesta aventura sem fim à vista e sem fundos, mas com muita energia e vontade de construir cenários criativos e artísticos.

Olinda Santana – Coordenadora do Ciclo Cultural da UTAD

Sem comentários: