Enquadramento e objetivos
Os alunos de Engenharia do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tomaram a iniciativa de realizar o primeiro Almoço Sustentável na Cantina dos Prados, na próxima 3ª-feira, dia 17 de Maio de 2011. Este almoço visa sensibilizar a Comunidade Académica para a importância das nossas escolhas alimentares na construção da sustentabilidade. Simultaneamente, promove a redução do quilómetro alimentar e, consequentemente, da pegada ecológica. Este evento que é ainda coorganizado pelos Serviços de Ação Social, pela Unidade de Ambiente e pela Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD, pretende, também, incentivar o convívio, a cooperação e o intercâmbio de experiências entre toda a Academia.
Os produtos para a confeção do Almoço Sustentável são 100% nacionais, maioritariamente locais, de modo a garantir a frescura e qualidade dos alimentos. Todos os pratos são preparados na cantina, privilegiando os produtos da época, vegetais, legumes e frutas, a fim de reduzir a pegada ecológica.
As sobras deste almoço serão colocadas em contentores próprios para transporte de comida e transportados para a CARITAS Diocesanas de Vila Real, alimentado assim utilizadores da Comunidade terapêutica do “Projecto Homem” (Bisalhães). Serão ainda asseguradas boas acessibilidades para todos os utentes da Cantina de Prados.
No decorrer do almoço será feita uma sensibilização, para que não seja utilizado o papel dos tabuleiros, se prescinda de bebidas engarrafadas e refrigerantes, de modo a que os resíduos da cantina sejam essencialmente aqueles que ficam nos pratos dos utilizadores. Os estudantes responsáveis pelo evento estão encarregados da monitorização da separação seletiva, assim como, do seu encaminhamento para o ecoponto.
Estas práticas vão trazer benefícios não só para o ambiente, mas também para a saúde de todos, sem que haja alteração dos preços das refeições.
O conceito de “quilómetro alimentar” é usado para sublinhar o facto de muitos alimentos serem transportados a longas distâncias e deste transporte ter custos, em termos económicos, sociais e ambientais. O transporte de alimentos, ao contribuir para a emissão de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos, tem efeitos negativos na saúde humana. Quando consumimos produtos locais, para além destes serem mais frescos e nutritivos, ajudamos a minimizar os impactes no ambiente, fortalecendo simultaneamente a economia da nossa região.
Venha almoçar à Cantina de Prados e opte pelas boas práticas ambientais. Contribua para um campus mais sustentável!
Paralelamente a esta iniciativa está a decorrer a primeira semana de Boas Práticas Ambientais no Campus da UTAD em que os alunos do 1º ano (1º Ciclo) de Engenharia do Ambiente se propuseram alterar radicalmente o seu estilo de vida no campus ao longo de uma semana, estipulando para cada dia um novo objetivo ecológico a cumprir. Tentam assim descobrir o que é exequível e o que não é, suscitando reflexões sobre o que realmente significa ter uma atitude ecológica no campus.
Público-Alvo:
o evento é dirigido a toda a Academia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a todos os estudantes e funcionários docentes e não docentes.
Organização
Estudantes de Engenharia do Ambiente
Unidade de Ambiente
Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola de Ciências da Vida e do Ambiente
Ementa resumida
Carne Frango do Campo Assado com Batatas a murro.
Acompanhamento de Salada de alface
Vegetariano Paelha Vegetariana
Peixe Carapaus grelhados (Doca Pesca de Matosinhos)
(com molho à espanhola optativo)
Sobremesa Fruta da época
Sem comentários:
Enviar um comentário