No próximo dia 8 de Julho, às 21.30, no Largo D. João III em Miranda do Douro pode assistir ao documentário “Fronteiras e Memórias – a Raia Norte". Recordo que parte deste documentário foi gravado em Miranda do Douro e com antigos contrabandista da terra.
Segundo a realizadora Catarina Afonso “procurou-se agregar neste documentário perspectivas e testemunhos de pessoas que praticaram o contrabando, Guardas e entidades que faziam cumprir a lei, entre outros. Pretende-se esboçar uma narrativa audiovisual que permita uma reflexão/entendimento sobre a realidade do contrabando. Entre outros aspectos, procurou-se aferir os principais benefícios (benefícios imediatos) e desvantagens, a caracterização sociocultural das localidades e principais diferenças pela Raia Norte, assim como a relação com as localidades raianas espanholas”, conta.
Acrescentando, “a narrativa desenvolvesse, sobretudo, através de testemunhos na primeira pessoa como através de uma visão mais escolástica e sociológica conseguida através do testemunho de outros intervenientes não directamente ligadas ao contrabando”, explica.
Este documentário foi produzido pela Smart Box, com o apoio do Ministério da Cultura | Direcção Regional de Cultura Norte, os Municípios de Boticas, Chaves, Vinhais, Vimioso, Mogadouro, Miranda do Douro, Montalegre e pela Casa da Cultura de Arcos de Valdevez.
Sinopse: "Onde há raia, há contrabando"... para os raianos, o outro lado é o mesmo lado. As povoações são vizinhas e é lá que os raianos encontram aquilo que o país não lhes deu.
Assim, passavam essa linha (in)visível de demarcação, arriscando a morte de ambos os lados da fronteira para, ironicamente, conseguirem sobreviver...
Realizado por Catarina Afonso
Sónia Alves Gabinete de Apoio à Presidência Largo D. João III 5210-190 Miranda do Douro Tel: 273430028 / Fax: 273431075 e-mail: gap@cm-mdouro.pt , sonialves@cm-mdouro.pt Web site: http://www.cm-mdouro.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário