A ideia da criação de uma Associação Internacional de Artistas surgiu num encontro de artistas no Château Dillon, em Bordéus, em França, no ano de 2001 e foi oficializada, em Portugal, por escritura pública em 2002.
A AIA - Associação Internacional de Artistas – tem sede mundial, na Quinta da Graça, em Resende e filiais por todo o mundo. A partir de 2009, começaram a ser constituídas Delegações da AIA nas várias regiões portuguesas com o objetivo de divulgar a arte junto das comunidades locais. O seu lema é levar a arte e a cultura às populações, divulgando as culturas artísticas dos vários países dos artistas associados.
A 1.ª Mostra de Arte da AIA, no Ciclo Cultural da UTAD, conta com a presença de 6 artistas, destacando-se, entre eles, o presidente mundial da AIA, José Pinto dos Santos (Mendel), ladeado por alguns artistas internacionais: José Royo Vilar de Manises, em Espanha; Maria Luz Vergara Figueroa do Chile; Tiziana Acomnni de Itália; Lukas Nekolny da República Checa e Gérard Martinez de França. Nas 13 obras expostas, foram usadas várias técnicas: a técnica mista de colagem com ouro e acrílica por José Pinto dos Santos; a técnica da impressão a cores (monotipia), a água-forte e água-tinta por José Royo Vilar; a aguarela por Gérard Martinez; o pastel e o carvão por Lukas Nekolny; o lápis de cor por Tiziana Acomnni e o mosaico bizantino por Maria Luz Vergara Figueroa.
Cristo - técnica mista, Mendel, 2009 |
A exposição será inaugurada no dia 13 de maio, com a presença do presidente mundial da AIA, José Pinto dos Santos (Mendel), às 14h e 30m, no espaço-galeria do Ciclo Cultural da UTAD (Complexo Pedagógico da UTAD), permanecerá em exibição até ao 11 de junho.
Olinda Santana
- Professora Associada c/ Agregação -
- Coordenadora do Ciclo Cultural da UTAD -
- Presidenta da Delegação da AIA em Vila Real -
Departamento de Letras, Artes e Comunicação
UTAD – Quinta de Prados
Apartado 1013; 5001-801 Vila Real, PORTUGAL
Telf: +351 259 350 701
E-mail: osantana@utad.pt
blogue: http://www.cicloculturalutad.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário