05/06/2014

Exposição Retrospetiva dos 25 anos da Casa-Museu Maurício Penha na UTAD

Em 1989, o escultor Maurício Penha instituiu a Fundação Casa-Museu Maurício Penha, na sua casa de família, em Sanfins do Douro. Em 1994, a casa é recuperada pelo arquiteto Celestino Castro para servir de Museu de Autor e sede da Casa-Museu. Em abril da 1994, é exibida a 1.ª exposição do escultor na Casa-Museu e é feito um protocolo com o Departamento de Arqueologia da Universidade Portucalense, com o objetivo de realizar o levantamento do Património Arqueológico do Concelho de Alijó. Em 1995, é regulamentada a atribuição de “bolsas de estudo” nas áreas da pintura, escultura, gravura, fotografia, antropologia, história de arte e arqueologia. Em junho de 1996, morre Maurício Penha aos 83 anos, alguns meses depois, José Carlos Boura, à época, secretário-geral e conservador, passa a presidente da direção da Casa-Museu.


Maurício Penha, 38 anos
Nos últimos 25 anos, foram organizadas cerca de uma centena de exposições com a participação dos mais variados artistas quer nacionais, quer estrangeiros, da mais variadas artes, realçando-se: a fotografia, a escultura, a pintura, a gravura, cerâmica, o artesanato, a história local, o teatro, a arqueologia, etc.
Desde o início de 2013, foi lançada uma rede de parcerias da Casa-Museu Maurício Penha com o Ciclo Cultural da UTAD, a Escola Secundária Camilo Castelo-Branco e a Livraria Traga-Mundos. Através do Ciclo Cultural da UTAD foram estabelecidas várias residências artísticas, na Casa-Museu, de artistas brasileiros, alguns deles estudantes na UTAD.
O espaço do Ciclo Cultural da UTAD recebeu duas exposição de Maurício Penha: uma de escultura (abril 2013) e outra de fotografia (setembro 2013). A exposição Retrospetiva dos 25 anos da Casa-Museu Maurício Penha será a terceira exposição exibida na UTAD. A abertura está prevista para o dia 11 de junho, às 18h, na Galeria da UTAD (Biblioteca Central) e estará patente ao público até ao dia 25 de julho.

José Carlos Boura
- Presidente Casa-Museu Maurício Penha -

Olinda Santana
- Coordenadora Ciclo Cultural UTAD -

Sem comentários: