09/04/2019

UNIBERARTE: Arte Ibérica na UTAD


A Galeria da UTAD (Sala de Exposições da Biblioteca Central) receba, de 23 de abril a 7 de junho, a exposição de pintura e escultura UNIBERARTE, no horário habitual. A referida exposição de dois artistas plásticos espanhóis (Alejandro Albarrán Garcia e Pedro Espada Rey) tem a curadoria de Olinda Santana, membro do Grupo Missão Cultura da UTAD.

UNIBERARTE é uma exposição de pintura e escultura criada pelos citados artistas plásticos espanhóis para ser mostrada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real). O título surgiu da junção das palavras: UNIVERSIDADE, IBÉRIA e ARTE, pois trata-se duma mostra projetada especialmente para a UTAD, juntando dois países ibéricos (Espanha e Portugal), e as artes de dois artistas plásticos espanhóis, um zamorano e outro basco. 

A pintura surrealista de Alexal - Alejandro Albarrán Garcia - celebra a criação dos sonhos, seguindo o paradigma da pintura surrealista, por seu turno, a escultura de Pedro Espada Rey trabalha de forma poética a pedra, a madeira e os metais.
Quadro de Alexal

Na pintura de Alexal, encontarmos cenários idealizados, semeados de imagens inquietantes, de visões duplicadas ou invisíveis, que evocam paisagens oníricas, muito semelhantes às criadas pelos pintores surrealistas portugueses Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas, os expoentes máximos do movimento surrealista em Portugal, estabelecendo com estes um diálogo pictórico ibérico. 

O escultor Pedro Espada Rey colhe na natureza os materiais (pedras, madeiras) que transforma pela imaginação criativa e pela destreza das suas mãos de artesão poético. Não segue nenhuma corrente artística ou condicionante comercial. Nas suas deambulações pelos bosques do país basco nascem os diálogos com os materiais e a inspiração para as suas obras. Os temas selecionados vão desde a figura humana, com destaque para o corpo feminino, a figuras primitivas dum lastro ibérico. O escultor cria com “olhos de menino” e talha com mãos de sábio mestre.

Das suas obras, tal como das de Alexal, despontam a fantasia, o sonho, a beleza, a serenidade, transportando-nos para viagens longínquas e deleitosas.

Venha à Galeria da UTAD, de 23 de abril a 7 de junho, apreciar a pintura de Alexal e a escultura de Pedro Rey.

Sem comentários: