A Galeria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Átrio da Biblioteca recebem, a partir de 18 de fevereiro até 31 de março, duas exposições em diálogo: “DE TELA A TELA, CINEVIAGENS” curadoria de Elsa Cerqueira e “PURO E BRUTO”, escultura de Fernando Barros.
A exposição “DE TELA A TELA, CINEVIAGENS” surgiu duma ideia original da curadora Elsa Cerqueira. O desafio lançado entabulou um diálogo criativo interartes (cinema de animação e artes plásticas). O ensejo de divulgar o “cinema de animação de cunho autoral” serviu de mote e inspiração à criação de obras plásticas, ou, no dizer da curadora, as “telas (cinematográficas)” de 52 filmes de animação geraram 53 “telas (pictóricas)” concebidas por 53 artistas plásticos.
A exposição de escultura “PURO E BRUTO” do artista plástico Fernando Barros num retorno contínuo à UTAD traz-nos, desta vez, uma mostra de escultura em madeira e metal constituída por 17 peças, algumas delas com figuras duplas, o que proporciona múltiplas leituras das obras. Nas esculturas de Fernando Barros, vislumbramos inspirações de figuras da ancestral arte popular, mas também metamorfoses da Arte Urbana pós-moderna.
A inauguração das duas exposições acontece no dia 18 de fevereiro às 16h, na Galeria da UTAD (Biblioteca). A apresentação da exposição “DE TELA A TELA, CINEVIAGENS” de Elsa Cerqueira estará a cargo de Anabela Oliveira, a da exposição “PURO E BRUTO” de Fernando Barros será apresentada por Olinda Santana.
O público académico e o público em geral estão convidados a usufruir da arte das duas mostras, no horário habitual da Biblioteca nas datas indicadas.
Olinda Santana
- Organizadora -
Sem comentários:
Enviar um comentário