03/05/2011

Exposição de Pintura "Estação Liflof", por Lukáš Nekolný

Lukas Nekolny nasceu em Havirov em 1975 e começou na sua infância a frequentar a Academia das Artes, onde terminou o curso de oito anos. Foi aluno da Prof. Foltynova, a quem agradece muito pelos seus conhecimentos de diversas técnicas de expressão (pintura, desenho, cerâmica, gráfica).
A sua formação de artista continuou na Escola de Belas Artes e Desenho Industrial de Ostrava e em Uherske Hradiste (desenho e pintura).
A partir de 2001 começou a percorrer a Europa, inspirando-se na vida dos seres humanos e na natureza, da qual gosta muito, da qual quer defender o pouco que ainda há. Observa o mundo à sua volta, mas também o seu interior dá imensa inspiração – gosta muito de contos de fadas e inspira-se nas fontes do Mundo Antigo Oriental.
Realizou várias exposições em Praga (1999, 2000 – gráfica, pintura) onde integra um grupo de jovens artistas chamado Verde.
Nos seus percursos em Ibiza, experimentou também a técnica de escultura em areia.
Em Portugal e em Espanha realiza exposições com Katerina Nagyova, de quadros a óleo, tinta acrílica e desenho.
Também já trabalhou em decoração de interiores e pintura em grandes dimensões.
Gosta de trabalhar com madeira, criar segundo a sua imaginação objetos de uso quotidiano e reciclar coisas ocasionalmente encontradas.

Lukáš Nekolný
Exposições:
Ostrava 1991
Havirov 1997
Praga 1999
Madrid 2000
Ibiza 2001
Régua 2003
Vila Nova de Famalicão 2005
Mirandela 2007
Bragança 2008

O Ciclo Cultural da UTAD apresenta, entre os dias 3 e 31 de Maio, a exposição de pintura do artista plástico Lukáš Nekolný, intitulada: "Estação Liflof".

Na exposição "Estação Liflof", o pintor checo apresenta cerca de uma dúzia de telas, nas quais a cor, o sonho e o vivido são os grandes protagonistas. Conjugando uma paleta de cores intensas e traços fortes e espontâneos, os trabalhos transmitem sensações fortes que nos remetem para um caleidoscópio de realidade onírica.

Estação Lifelóf
Sinto-me cego.
Agarro-me a uma corda
VERMELHA
Que me conduz até Ela.
Como sei que é vermelha?
O quadro conta-me.
Entro pela janela
Abro a porta
O calor bate-me no rosto…
É manhã.
Acordo cansado.
O labirinto está longe…
Atrás de nós.
Lukáš Nekolný


Contacto: Olinda Santana – Coordenadora do Ciclo Cultural da UTAD. Departamento de Letras, Artes e Comunicação. Gabinete 2.14, Complexo Pedagógico, extensão telefónica, na UTAD: 2721, no exterior: 259.350.721, correio electrónico: osantana@utad.pt.

Sem comentários: