19/09/2013

ENTRE MARGENS TERMINA COM UMA MÃO CHEIA DE EVENTOS


"O projecto Entre Margens – O Douro em Imagens, promovido pelo Museu do Douro, está na recta final, após três anos de intensa actividade. De 20 a 22 de Setembro, decorrem os últimos Encontros Internacionais, o primeiro Slideluck em território nacional e vários concertos: Orquestra de Sopros da ESPROARTE, JP Simões, Raquel Ralha e Sérgio Costa, Sérgio Godinho e Roda de Choro de Lisboa.

O Museu do Douro acolhe os Encontros Internacionais “Território e Imagem”, que envolvem um conjunto de personalidades nacionais e internacionais empenhado em reflectir sobre o modo como os territórios influenciam a criação de realidades visuais, o contributo da criação artística na concepção destes “Territórios Imagéticos”, entre outras questões.

Neste debate e troca de experiências, estarão presentes Angela McSherry e Bergin Arends - Gulbenkian Galápagos Artists' Residency [Reino Unido e Galápagos], Anne Braybon - The Road to the Olympics [Reino Unido], Beverly Brannan - Farm Security Administration/Office of War Information [EUA], Carl Depauw - Museum aan de Stroom [Bélgica], Elina Heikka - The Finnish Museum of Photography [Finlândia], Maria Teresa Salvati - Slideluck Londres e Roberto Pitella - Escola de Música e Belas-Artes do Paraná [Brasil].

Maria Vlachou - International Council of Museums, Rui Prata - Museu da Imagem [Braga], Vítor Nogueira - Museu do Som e da Imagem [Vila Real], bem como Alexandre Almeida, Augusto Brázio e Nelson d’Aires, do colectivo [kameraphoto], são os representantes nacionais. A participação nos Encontros Internacionais é gratuita, mas sujeita a inscrição (até 18 de Setembro, através do entremargens@procurarte.org). 

O Slideluck, que acontece pela primeira vez em Portugal, é outro dos destaques da programação final do Entre Margens. O dia 21 acaba com conversas à volta da mesa, seguidas de um fantástico slideshow que compila as propostas fotográficas seleccionadas por Nuno Ricou Salgado, Maria Teresa Salvati e Roberto Pitella. 

Nas noites de 20 a 22 de Setembro, ecoarão canções de fino trato e generosa harmonia pelas salas do Museu do Douro. Com cerca de 70 músicos e direcção do maestro Maciel Matos, a Orquestra de Sopros da ESPROARTE actua sexta-feira, pelas 22h. O serão de sábado inclui três concertos: “September Songs” (21h30), no qual JP Simões partilha o palco com Raquel Ralha e Sérgio Costa ao piano, invocando o imaginário do cabaret, do vinho e das noites longas; a partir das 22h30, ouvir-se-á a voz de Sérgio Godinho e, pelas 23h45, a Roda de Choro de Lisboa.

A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço e a apresentação do bilhete, que pode ser levantado na recepção do Museu do Douro. As reservas podem ser feitas através do telefone 254 310 190.


 
Entre Margens em retrospectiva
O trabalho do Entre Margens no território inspirou uma trilogia documental, que já começou a ser emitida pela RTP2. A 21 de Setembro, pelas 14h30, será exibido o segundo documentário, intitulado “Douro, o Rio e o Território”. A 28 de Setembro, também à mesma hora, será difundido “Douro, a Imagem”.

Para assinalar a conclusão do projecto, será lançado o livro "Entre Margens - Em busca de uma nova cartografia de imagens para o Douro", a 22 de Setembro. Trata-se de uma obra que reúne  os trabalhos realizados entre 2011-13, num total de 600 fotografias.

O público ainda poderá visitar a exposição retrospectiva das três edições do Entre Margens, que ocupa a ponte pedonal que une Peso da Régua a Lamego. Os trabalhos de António Pedrosa, Céu Guarda, Daniel Blaufuks, Inês D’Orey, João Pedro Marnoto, Luísa Ferreira, Nelson d’Aires, Pauliana Valente Pimentel, Paulo Catrica, Chloe Dewe Mathews, Brian Griffin e Gil Sibin estão expostos em conjunto com as imagens de todos os fotógrafos emergentes, contabilizando-se 200 fotografias.

Três anos após o seu arranque, o Entre Margens – O Douro em Imagens conclui a sua intervenção cultural que uniu oito municípios durienses em torno da mesma ideia: tornar o Douro tema e objecto da fotografia artística contemporânea.

O Entre Margens tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e coordenação da Procur.arte Associação Cultural, e conta com oito municípios da região duriense (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros. Este é um projecto apoiado no âmbito do QREN ON.2 - Grandes Eventos Culturais".

Nota: texto e imagem fornecidos pela organização.

Sem comentários: