08/11/2019

Exposição “A imagem do Douro nos postais turísticos”

A exposição documental “A imagem do Douro nos postais turísticos” é composta por 25 painéis de texto explicativo e imagens de mais duma centena de postais ilustrados, retratando os modos de ver a paisagem duriense, desde o início do século XX à atualidade. Estará patente na UTAD (Polo I da Escola de Ciências Humanas e Ciências) até ao dia 18 de novembro. Esta mostra propõe uma viagem pelas imagens projetadas da paisagem duriense, através do postal ilustrado. Numa primeira parte da exposição, apresentam-se os “instantâneos” criados e disseminados sobre este destino ao longo de várias décadas pelos agentes do sistema turístico. Numa segunda, revelam-se os recortes da paisagem duriense difundidos nos postais ilustrados emitidos pelos 19 concelhos da NUTS III – Douro ou vendidos por empresas privadas nos quiosques, livrarias, lojas de turismo desses mesmos municípios.
Painel 13 Exposição

Os modos de ver a paisagem do Douro estão tradicionalmente associados ao ciclo da vinha e do vinho, à difusão da paisagem rural e urbana da sub-região, bem como à representação do património cultural material (histórico, civil, militar, religioso e vernacular) de cada município.
Esta exposição é itinerante, percorrerá os espaços expositivos dos 19 concelhos durienses. Posteriormente, será exibida em espaços da cidade do Porto, de Lisboa e do Algarve em datas e espaços a indicar.  

Texto de Olinda Santana
Investigadora Sénior Projeto Dourotur

Sem comentários: