08/11/2019

Exposição "Matérias Recriadas"

A Galeria da UTAD (Sala de Exposições da Biblioteca Central) recebe a exposição de escultura “Matérias Recriadas” de Carlos Pinto até ao dia 28 de novembro, no horário habitual, das 9h às 19h e 30m. A citada exposição é composta por cerca de 20 peças em madeira e metal.

Esculturas de Carlos Pinto
A escultura de Carlos Pinto não obedece a nenhuma corrente artística nem condicionante comercial, é um puro exercício de criação estética. O seu universo criativo e mitológico nasce dos seus diálogos solitários com as madeiras encontradas na natureza e dos metais recuperados do desuso quotidiano.
Nos variadíssimos temas abordados, emerge a figura humana com destaque para a mulher, a figura divina, materializada, sobretudo, em Jesus Cristo no nascimento e na morte. O escultor talha ainda animais saídos dum primitivismo ancestral, respeitando sempre os materiais que lhe são oferecidos pela natureza.
Cria com olhos de criança e mãos de mestre objetos inesperados de raízes de múltiplas árvores e de ferro abandonado. A contemplação das suas obras leva-nos por viagens inesquecíveis.
A curadoria da exposição é de Olinda Santana, membro do Grupo Missão Cultura e Artes da UTAD.

Olinda Santana
Membro do Grupo Missão Cultura e Artes da UTAD

Sem comentários: